Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

24/02/2017

Milho: Plantio da segunda safra alcança 65% da área estimada em Goiás

O plantio da segunda safra de milho alcançou o percentual de 65% da área estimada em Goiás, aponta cálculo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). A estimativa é de que sejam cultivados cerca de 1,3 milhão de hectares com o cereal no Estado.

"O plantio e colheita mais precoce da soja ampliam a expectativa de aumento da área de milho", diz o consultor técnico da Aprosoja-GO, Cristiano Palavro. “Por outro lado, os impactos das graves perdas no ano passado e as constantes incertezas com o clima nos meses seguintes amenizam esta perspectiva de crescimento", ressalva.

Segundo a entidade, ainda são esperados volumes consistentes de chuvas nesta safra, porém novas informações apontam uma redução acentuada das precipitações na segunda quinzena de março. "Nossa expectativa é positiva, mas um tanto apreensiva porque podemos ter alguns períodos de seca. Como são esperados preços mais baixos [na faixa de R$ 20 a R$ 22], o produtor que ainda está decidindo plantar a safrinha precisa ter cautela, pois os custos de produção estão muito altos" alerta o presidente da Aprosoja-GO, Bartolomeu Braz Pereira.

De acordo com projeções da associação, uma possível inversão do clima teria efeitos mais significativos no Centro-Norte do Estado, região de menor expressão da segunda safra de milho. A produção de inverno desse cereal é concentrada no Sudoeste goiano, que compreende 80% do total produzido.​