Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

10/03/2017

Soja: Mato Grosso do Sul tem 68% da área colhida

Em relação ao plantio do milho segunda safra, 61,4% da área estava semeada no estado até a semana passada.

Em Mato Grosso do Sul, 68,4% da safra 2016/2017 de soja já foi colhida, segundo levantamento semanal do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (08/03) pela associação, que afirma que o ritmo da colheita é 10,4% superior em relação ao mesmo período da safra

A região sul do estado apresenta porcentagem média de área colhida mais avançada, 75,3%, enquanto a região norte está com 61,3% e, a região centro, com 53,7 % de área colhida. Em comparação aos dados da safra anterior (2015/2016), estima-se até o momento, o aumento da área plantada de aproximadamente 2,4%. Com isso, Mato Grosso do Sul passou da marca de 2,46 milhões de hectares plantados no ciclo anterior para 2,52 milhões de hectares nesta safra 2016/2017.

Segundo a Aprosoja/MS, esse número resultou em acréscimo de 7,4% na produção do grão, que de 7,601 milhões de toneladas na safra 2015/2016, foi para 8,165 milhões de toneladas na safra 2016/2017, e aumento de 4,9% da produtividade, que antes tinha projeção de 51,5 sacas por hectare e, agora, é estimada em 54 sacas por hectare.

Plantio do milho

Em relação ao plantio do milho segunda safra 2016/2017, até o dia 03 de março o Siga MS registrou 61,4% de área semeada no Estado. A estimativa da Aprosoja/MS é que Mato Grosso do Sul tenha área de 1,800 milhões de hectares e, assim, alcance produção de 9,180 milhões de toneladas do cereal, com produtividade média estimada de 85 sacas por hectare. O plantio está mais avançado na região sul, com porcentagem média de 66,2% de área plantada. A região norte está com 61% de área semeada e, a região centro, com 47,2% de sua área plantada.​