Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

13/03/2017

Colheita da soja no Brasil ultrapassa metade da área

Os trabalhos de colheita da safra de soja no Brasil estão entrando na segunda metade da área plantada. Segundo levantamento da AgRural, até a última quinta-feira (9/3), os produtores brasileiros haviam colhido 56% do terreno ocupado pela cultura no país. O avanço na semana foi de nove pontos percentuais. O ritmo neste ano está mais acelerado que no ano passado, quando nesta mesma época o indicador apontava para 52% da área. Em relação à média histórica de cinco anos (47%), a diferença é ainda maior.

Mato Grosso do Sul, segundo a consultoria, é o Estado com a colheita mais adiantada. Os trabalhos foram concluídos em 92% da área de soja. Mato Grosso aparece na sequencia, com 88%, e Paraná, com 59%. Esse último está com a colheita atrasada em relação ao ano passado, quando as máquinas já haviam passado por 68% da área.

“Mas a principal novidade da semana foi o início da colheita no Rio Grande do Sul, onde as máquinas passaram por 1% da área. A expectativa dos produtores é de produtividade recorde, mas a fase inicial da colheita pode ser mais lenta que o normal porque, a exemplo do que aconteceu no Paraná e em Santa Catarina, parte das lavouras gaúchas alongou o ciclo devido às temperaturas mais baixas da primavera.

Milho

Com o avanço da colheita da soja, o plantio de milho corre solto. De acordo com a AgRural, até quita, a semeadura da segunda safra do cereal alcançou 88% da área na região Centro-Sul, onde está concentrada a produção do grão. No ano passado, o indicador era de 85% e a média de cinco anos, 83%. Nesse assunto, Mato Grosso se destaca com o plantio quase encerrado – está em 99%, conforme a consultoria.

​​
Fonte: