Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

24/03/2017

Para aumentar área de milho, SC cria incentivo aos agricultores familiares

Um programa lançado pelo governo de Santa Catarina pretende incentivar o plantio de milho e reduzir o déficit de 3 milhões de toneladas entre oferta e demanda pelo grão no estado. Chamado de Terra Boa, o programa vai subsidiar a compra de calcário e sementes para agricultores familiares. Com isso, o governo espera ampliar a área plantada com milho em 100 mil hectares.

Os recursos para subsidiar a próxima safra serão de R$ 44 milhões e cada agricultor pode pegar até trinta toneladas de calcário e cinco sacas de semente de milho. Os produtos estarão disponíveis em abril e junho. O agricultor que tiver interesse em participar do programa deve procurar pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e fazer a solicitação.

O programa também oferece kit forrageira com produtos para até um hectare de pastagem e kit apicultura. Segundo a Epagri, no ano passado essa ação melhorou a produção de pasto em algumas regiões do estado e fortaleceu o sistema produtivo de leite.

Hoje, Santa Catarina produz 3,26 milhões toneladas de milho para um consumo de 7,17 milhões, o que representa um déficit de 3,94 milhões toneladas. Segundo levantamento realizado pelo Governo, Santa Catarina perde 8,4% do valor do milho comprando o grão de outros estados.​