O avanço da colheita da primeira safra de milho revelou uma produtividade média no Paraná de 9,1 mil quilos por hectare, a maior já registrada no Estado, informa o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado.
Segundo o técnico Edmar Gervásio, do Deral, deverá ser colhido um volume de 4,6 milhões de toneladas na primeira safra, 40% superior à temporada passada, apesar do aumento de área plantada de 21%.
A produtividade média do milho, obtida este ano no Paraná, revela que ela dobrou em relação aos resultados de 10 anos atrás, quando a média oscilava ao redor de quatro mil quilos por hectare. Segundo Gervásio, a tecnologia aplicada hoje em sementes, plantio, manejo de solos e novas cultivares, estão possibilitando essa excelência em produção de milho.
A segunda safra de milho já está com 94% da área prevista (2,35 milhões de hectares) plantada. A área será 7% maior em relação ao ano passado, a maior da história. De acordo com o Deral, a projeção de produção para o milho da segunda safra aponta para um volume de 13,6 milhões de toneladas. A concretização dessa expectativa depende do comportamento do clima durante o outono e início de inverno.
Fonte: