Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

28/04/2017

Produção de milho safrinha será 45% maior em MS

Após a forte quebra de safra impactada pelo clima no ano passado, a produção de milho segunda safra em Mato Grosso do Sul deverá crescer 45,5% em 2016/17, chegando a 9,180 milhões de toneladas. A produtividade média das lavouras do cereal está estimada em 85 sc/ha. As informações são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, elaborado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Os dados sobre a o milho foram coletados na segunda e terceira semanas de abril. A entidade destaca que as chuvas nas lavouras estiveram dentro da normalidade no Estado. A exceção ficou nas regiões sudoeste e norte, onde as precipitações ficaram abaixo da média.

Na comercialização no entanto, o índice está abaixo do observado no ano passado. Até a última segunda-feira (24), a venda do milho safrinha atingiu 10,15% do esperado, contra 40,82% no mesmo período da safra passada.

Doenças e pragas

Em todas as propriedades visitadas de Mato Grosso do Sul não foi registrada nenhuma incidência de doenças, mas há relatos de presença de algumas plantas daninhas e pragas como cigarrinha, percevejo e capim amargoso em todas as regiões. No entanto, a situação é controlada em todas essas localidades.

Ao norte, foram registrados ataques de porcos selvagens a plantações, principalmente em propriedades localizadas em Costa Rica e em Chapadão do Sul, assim como em lavouras do município de São Gabriel do Oeste.​