Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

27/06/2017

Demanda pela soja do MT cresce no 1º. semestre

Nos cinco primeiros meses de 2017, o mercado da soja no Mato Grosso registrou demanda recorde, aponta boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo balanço do instituto, a quantidade exportada do grão até maio é a maior para o período, de 11,47 milhões de toneladas, e o consumo interno também, de 3,88 milhões de toneladas.

De acordo com o Imea, é percebida uma nova tendência desde 2016, em que a demanda pela soja do MT está mais concentrada no primeiro semestre, diferentemente dos anos anteriores, quando adentrava o segundo semestre junto com as exportações de milho. O instituto ressalta que se for comparada a quantidade já exportada e esmagada de soja por MT em 2017 em relação ao volume comercializado até maio, percebe-se que 72,8% das vendas da safra foram “absorvidas”, sendo esta relação maior que nas últimas três safras.

Na avaliação do Imea, a grande demanda, aliada às baixas vendas da safra 2016/17, pautou o aumento na relação. Ademais, o instituto prevê que a curva da demanda no segundo semestre seja menor que nos anos anteriores para as exportações.​