Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

05/11/2013

Feijão e milho: Ministério aprova zoneamento climático para o Nordeste

​O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou zoneamento climático para safra 2013/2014 de milho e feijão Caupi. A Instrução Normativa foi publicada no Diário Oficial e tem vigência somente para esta safra específica.

Para a plantação do feijão, foram aprovadas terras nos municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Já para o cultivo do milho o zoneamento climático foi aprovado nos municípios dos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Metodologia

O zoneamento visa identificar os municípios aptos para plantação e os períodos de semeadura para o cultivo agrícola. O processo leva em consideração a temperatura, solo e riscos climáticos do estado.

O cultivo do feijão Caupi, também conhecido como feijão de corda ou macassar, é feito predominantemente na Região Semiárida do Nordeste e em pequenas áreas da Amazônia, e para o cultivo do milho, são observadas a disponibilidades de água para a lavoura e solo.
 
Fonte: