Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

25/09/2017

Manejo integrado completa o pacote

A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é a principal praga do milho, pela sua ampla ocorrência em lavouras de Norte a Sul do País, tanto na primeira quanto na chamada segunda safra. Na fase jovem desse inseto, as lagartas vivem escondidas dentro do cartucho ou das espigas das plantas de milho, tornando seu controle com pulverizações de inseticidas químicos difícil.

O uso do milho com a tecnologia Bt tem sido a principal estratégia do manejo integrado dessa praga, e tem sido amplamente aceita pelos agricultores, sobretudo pela praticidade e eficácia.

Contudo, nas últimas safras existem relatos de quebra de resistência e mesmo falha da tecnologia para alguns dos eventos registrados (Farias et al 2014 e Fatoretto et al 2017). Assim, pode-se dizer que existem resultados diferenciados com o uso da tecnologia Bt no País para variadas regiões e situações.

Neste sentido, é importante lembrar o papel do plantio de áreas de refúgio, que combinado com o efeito da alta dose da proteína Bt é fundamental para aumentar adurabilidade da tecnologia, retardando a evolução da resistência dessa praga no campo.

Além disso, o produtor entendeu que não existe estratégia de Manejo Integrado de Pragas que por si só consiga resolver todo o problema de insetos-praga nas lavouras. É necessário, em muitos casos, associar com o controle químico ou biológico para melhores resultados na convivência com essa praga.​​

Fonte: