Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

05/02/2018

Brasil inicia ano com exportação maior de soja, milho e café; açúcar cai

Os embarques do cereal saltaram 108,3 por cento em janeiro, para 3,02 milhões de toneladas, enquanto os da soja cresceram 71,5 por cento, para 1,56 milhão de toneladas. As comparações são com janeiro de 2017.

As vendas externas de ambas as commodities se seguem a exportações fortes desde o fim do ano passado.

Os embarques de soja permanecem firmes até agora, meses após a colheita do ciclo 2016/17, em razão da produção recorde vista em tal temporada, de 114 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Isso garantiu oferta suficiente para que os produtores do país rivalizassem, inclusive, com os norte-americanos no segundo semestre, em uma janela de negócios geralmente dominada pelos Estados Unidos.

A colheita da nova safra (2017/18) está apenas começando, mas as empresas contaram com estoques da temporada anterior para impulsionar os embarques em janeiro.

Já as vendas de milho demoraram a engrenar por causa da competição com a soja nos portos do Brasil e também em razão dos preços considerados pouco atrativos por produtores. Os embarques no ano passado, apesar da safra recorde, ficaram abaixo das projeções iniciais.​

Fonte: