06/11/2013

Chuva na lavoura

O clima não é problema para o plantio de grãos na safra 2013/14. Em um cenário de neutralidade, sem a ocorrência dos fenômenos El Niño ou La Niña – que poderiam afetar o ritmo das chuvas – as lavouras se desenvolvem sem dificuldades. Em relatório divulgado nesta semana o agrometorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia, destaca que ainda não ocorreram grandes períodos de estiagem nos principais estados produtores de soja e milho. “As lavouras não vêm apresentando grandes anomalias que possam reduzir as perspectivas iniciais de produção no Brasil”, afirma.

Essa condição favorece que o porcentual de áreas semeadas seja superior a marca do ano passado em estados como o Mato Grosso. Conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 71% das lavouras de soja já foram plantadas, contra 62,5% registrados em 2012. Com isso, as plantadeiras já avançaram sobre 5,9 milhões de hectares. No Paraná 73% das sementes da oleaginosa já estão no solo, aponta a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). O valor corresponde a 3,5 milhões de hectares.

Avanço

3 pontos porcentuais a mais foram semeados em todo o Paraná até ontem, na comparação com o mesmo período do ano passado, aponta a Seab.