Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

11/11/2013

USDA eleva projeção de exportação de soja do Brasil em 13/14

O Brasil deverá exportar 44 milhões de toneladas no ciclo 2013/14, com o país à frente dos Estados Unidos no comércio global da oleaginosa na atual temporada, segundo levantamento mensal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) desta sexta-feira (8).
 
O número estimado para as vendas externas brasileiras é maior que as 42,5 milhões de toneladas previstas no relatório de setembro, e supera em 2 milhões de toneladas o volume exportado pelo Brasil no ciclo anterior, segundo o USDA.
 
Já as exportações norte-americanas de soja estão estimadas pelo USDA em 39,46 milhões de toneladas, também maiores em relação as 37,29 milhões de toneladas apontadas no último relatório, de setembro.
 
O aumento na expectativa de exportação dos EUA ocorreu com uma melhora na previsão de safra norte-americana, que passou de 85,7 milhões para 88,6 milhões de toneladas, segundo projeção divulgada nesta sexta-feira (8).
 
Com isso, aliás, os EUA voltaram a ter possibilidade de produzir mais soja do que o Brasil em 2013/14 - a colheita da safra norte-americana está no final, enquanto a brasileira ainda está em plantio.
 
A estimativa para a safra de soja do Brasil foi mantida em 88 milhões de toneladas, estável ante o relatório anterior, mas bem acima das 82 milhões de toneladas produzidas na temporada 2012/13.
 
O número previsto pelo USDA, entretanto, está abaixo da estimativa mais otimista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou seu relatório mais cedo nesta sexta-feira (8), no qual prevê que a safra brasileira está projetada em até 90,2 milhões de toneladas.

Autor:
Fabíola Gomes

Fonte: