13/11/2013

Plantio de soja será finalizado em mais dez cidades do Mato Grosso do Sul

Até o final desta semana, dez cidades devem encerrar o plantio de soja em Mato Grosso do Sul (MS). Mais de 96% do total da área destinada à oleaginosa na safra 2013/14 já foi plantada, totalizando 2,1 mil hectares.

A estimativa é de que as cidades de Vicentina, Naviraí, Laguna Carapã, Juti, Fátima do Sul, Amambai, Pedro Gomes, Coxim, Costa Rica e Chapadão do Sul finalizem a semeadura até a primeira quinzena do mês. Para isso, o clima favorável deve permanecer na região.

Entretanto, as maiores lavouras se encontram nas cidades de Maracaju, que terá maior área com soja no ciclo 2013/14, equivalente a 240 mil hectares, seguido de Ponta Porã, 185 mil; Sidrolândia, 160 mil; e Dourados, com 150 mil. Os dados foram repassados pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS).

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), com o final do plantio o ritmo do cultivo tem desacelerado e os agricultores do Estado plantam nesta última semana cerca de 190 mil hectares, 55% a menos que na semana anterior.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta sexta-feira (08.11) apontam crescimento entre 3% e 5% da área cultivada de soja no Estado. Com isso, a produção do grão deve aumentar até 9,4% em Mato Grosso do Sul, somando aproximadamente 6,3 milhões de toneladas.

Autor:
Lucas Rivas