14/11/2013

Sudeste é principal via de escoamento do complexo da soja em MT

A região Sudeste tem sido a principal saída para exportação do complexo da soja em Mato Grosso. Das 982,7 mil toneladas enviadas ao exterior, volume 79% superior ao mesmo mês de 2012, 43% de toda a soja em grão, farelo e óleo de soja foram pelo porto de Santos. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que aponta porto de Paranaguá em seguida com 18% e posteriormente o de de Manaus com 20%.

De acordo com o Imea, “devido ao grande volume exportado por estados da região Sul neste mês, Paranaguá perdeu participação nos embarques mato-grossenses. O porto de Santos, favorecido pela logística disponível para transporte da produção de Mato Grosso, continua a se apresentar como principal exportador do complexo soja”.

Paralelo às exportações, o plantio da safra 2013/2014 segue acelerado. Conforme Só Notícias/Agronotícias já informou, o instituto apontou a semeadura já atinge 86% dos pouco mais de 8,5 milhões de hectares projetados, com destaque ao contraste na evolução em regiões como Médio-norte e Nordeste, que apresentam 42 pontos percentuais (p.p) de diferença na área semeada, “e também entre municípios de uma mesma região, com exemplo de Sinop e Sorriso, que apresentam 86% e 99,5% respectivamente”.