19/11/2013

Plantio soja atinge 93% mas desacelera em Mato Grosso

O plantio da soja avança e já atinge 93,1% dos pouco mais de 8,5 milhões de hectares estimados para esta safra, na qual são projetadas 25 milhões de toneladas. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) informou, esta tarde, no boletim de acompanhamento do grão, que o ritmo da semeadura diminuiu mas o processo está adiantado em 4,6 pontos percentuais (p.p) em relação ao último ciclo.

Em relação aos preços, no mercado interno mato-grossense o Imea destaca que os valores com entrega em fevereiro e pagamento em março de 2014 apresentaram alta semana passada. A média até quinta-feira (14), foi de R$ 49,73, 3,8% superior ao do fechamento da semana anterior devido à alta de 1,6% na cotação do contrato com entrega para março do ano que vem em Chicago.

Segundo o instituto, em Sorriso, “a saca da soja atingiu maior valor na terça-feira (12), de R$ 47,43, encerrando a semana a R$ 46,67, com variação de 4,3% em relação à sexta anterior. Em Primavera do Leste o preço levantado na quinta-feira (14) foi de R$ 51,25/sc, inferior apenas à cotação do dia anterior, de R$ 51,53/sc. No município de Canarana a semana encerrou com a saca cotada a R$ 51,50”.

Já no mercado futuro, de acordo com o Imea, após os dados de oferta e demanda divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), Chicago teve boa valorização, porém na sexta-feira (15) teve forte realização de lucros e fechou no vermelho. “O contrato com vencimento para janeiro de 2014, que agora passa a balizar o mercado físico, fechou a semana cotado a US$ 12,80/bushel, com uma queda semanal de 15,50 pontos”.