Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

20/11/2013

Paraná: plantio da soja chega a 89% nesta semana

O plantio da soja no Paraná chegou a 89% dos 4,8 milhões de hectares que devem ser semeados nesta primeira safra. Houve um avanço de oito pontos percentuais em relação ao desempenho da semana passada, como indica o levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral-PR), divulgado nesta terça-feira (19). De acordo com economista do Deral, Marcelo Garrido, o encerramento da semeadura vai depender do clima. “Na próxima semana, o plantio deve chegar próximo dos 100% e encerrar em até 20 dias. Isso se o clima continuar favorável”.
 
Segundo ele apenas algumas áreas isoladas do estado paranaense passaram por problemas de falta de chuva no decorrer desta primeira safra. “De maneira geral tudo ocorreu muito bem até agora. Por enquanto, apenas alguns produtores dizem precisar de chuvas para as lavouras, mas ainda está tudo tranquilo”.
 
Do que já foi plantado, 5% estão na fase de floração, 85% no estágio de desenvolvimento vegetativo e 10% na germinação. O Deral avalia a condição das lavouras do estado em 98% como bom.
 
Milho – Está praticamente encerrado o plantio do milho primeira safra no Paraná. Dados do Deral mostram que chegou a 99% dos 695,1 mil hectares previstos, sendo que 97% das áreas plantadas estão em boas condições.
 
Trigo – A colheita do trigo alcançou 86% dos 976,8 mil hectares cultivados nesta temporada. Do que já foi retirado de campo, 71% foram avaliados como bom, 28% médio e 1% como ruim.
 
Fonte: