Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

20/11/2013

Classificação antecipada da carga é alternativa para escoamento de safra

Para solucionar o escoamento de grãos de exportação no Paraná, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está buscando alternativas e colocando em prática a classificação antecipada da carga. A iniciativa foi apresentada durante o Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio, realizado na última segunda-feira (18), em Cascavel.
 
O processo antecipa a avaliação realizada no Porto antes do embarque em navios, pois as cargas passam a ser inspecionadas em Guarapuava, nos armazéns da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Ao chegar em Paranaguá, os caminhões são direcionados a um pátio alternativo, o que implica na redução das filas.
 
Nessa fase preliminar, a operação está sendo testada nas cargas que vêm da região do município de Campo Mourão (Centro-Oeste do estado), por exemplo. A intenção é ampliar o serviço para outras regiões. O organizador do evento e coordenador do Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, afirma que a implementação dessas práticas ganha importância no momento em que o Brasil assume potencial de produção de 200 milhões de toneladas de grãos.
 
“Alternativas como esta, somadas ao debate sobre melhoria da infraestrutura, são fundamentais para garantir o crescimento sustentável do agronegócio em um momento que a safra está prestes a confirmar o potencial de expansão para esta temporada”, observa Ferreira.
 
Outro problema logístico para a safra é a questão da armazenagem. Considerando o potencial de expansão dessa temporada, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o déficit dos armazéns pode chegar a 136 milhões de toneladas em uma década. O Ciclo de Palestras terá mais três etapas que vão dar andamento às discussões referentes aos gargalos logísticos no estado, em Londrina e Maringá, dia 2 de dezembro, e em Curitiba, dia 12.
 
Fonte: