Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

25/11/2013

Soja: Onze semanas de plantio em Mato Grosso

O plantio da safra 2013/14 de soja, em Mato Grosso, encerrou a penúltima semana de novembro com a cobertura de 97,2% da área estimada para abrigar este novo ciclo. Mesmo ampliando em 4,8%, ou, em cerca de 400 mil hectares a superfície cultivada, o ritmo atual é exatamente o mesmo verificado no mesmo momento do ano passado, sendo concluído antes da virada do mês. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), deverão ser semeados 8,30 milhões de hectares, ante os 7,91 milhões consolidados na safra passada.
 
Nesta semana a semeadura vai atingir 100% e completar a 11ª semana de trabalhos desde o início do plantio em 15 de setembro. Esta será a segunda safra seguida em que o plantio se encerrada no mesmo intervalo de tempo. Para o Imea, a manutenção das mesmas onze semanas mesmo com área semeada aumentada na comparação entre as safras, é um grande indicador de que os produtores estão utilizando maquinários de ponta que permitem otimizar os trabalhos no campo e aproveitar ao máximos as janelas de clima deste período. Desde a véspera do feriado da Proclamação da República, sete dos mais importantes produtores de soja da região médio norte já haviam finalizado o plantio. Restam para os últimos dias do mês a conclusão da semeadura na região nordeste (Canarana, Querência, Gaúcha do Norte e Nova Xavantina), que tem o histórico de um plantio mais tardio, com cultivares de ciclo mais longo.
 
NOVO FOCO - Com o fim da movimentação das plantadeiras, os sojicultores se focam no monitoramento das lavouras como forma de se antecipar e combater pragas e doenças, bem como, dar prosseguimento às vendas antecipadas, já que mais da metade da safra ainda não está comercializada.
 
Autor:
Marianna Peres

Fonte: