Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

28/11/2013

Água - Preservar para não faltar

A importância da água
 
A água é um bem essencial para a sobrevivência dos seres vivos (o ser humano é 70% de água). A água hidrata nosso corpo, participa do metabolismo das células e das trocas de calor com o ambiente.
 
Água Doce
 
Não é toda a água existente na Terra que pode ser consumida. Somente podemos consumir água doce e esta diminuindo cada vez mais, seja pelo consumo humano inadequado ou pela contaminação. No mundo 97,3% da água é salgada e imprópria para consumo e somente 2,7% da água disponível é doce e própria para consumo.
 
 
Ciclo Hidrológico
 
As águas da Terra se reciclam. No Ciclo Hidrológico, a água evaporada do oceano e dos corpos d’água entra na atmosfera e forma nuvens. Essas nuvens ao esfriar causam a precipitação ou chuva e, essa infiltra no solo. Quando o solo já absorveu o necessário, as águas da chuva escoam para rios, riachos, córregos, onde ao evaporar novamente estará reiniciando o ciclo hidrológico. Além das chuvas formadas no litoral, a floresta amazônica é grande responsável pela formação de chuvas em parte do território brasileiro, como o cerrado e a bacia do rio da prata. Os rios tem capacidade de autodepurar pela oxigenação, recebimento de água limpa e pela fotossíntese de algas, porém é um processo lento.
 
Consequências do mau uso da água

Embora o Brasil tenha uma das maiores reservas de água doce (Só o Aquífero Guarani pode fornecer 43 bilhões de m3), o desperdício de água pela população, utilização de defensivos agrícolas de forma inadequada e falta de proteção das nascentes, causam impactos ambientais na água e consequentemente prejudica a saúde humana.

- Eutrofização

Ocorre quando as água superficiais recebem excesso de nutrientes (Fertilizantes, esgoto doméstico, matéria orgânica em geral, etc). Estes nutrientes fazem com que se proliferem de maneira descontrolada algas tóxicas, diminua o oxigênio e cause mortandade dos peixes e seres aquáticos. A Eutrofização causa a diminuição da qualidade da água, exigindo mais produtos químicos no tratamento e danos aos ecossistemas aquáticos.

- Contaminações de águas subterrâneas

As águas subterrâneas são reservas de água profundas que são naturalmente próprias para consumo, mas também podem ser contaminadas. Excesso de aplicação de fertilizantes, má disposição final de resíduos e/ou vazamentos de produtos contaminantes (óleos, defensivos agrícolas, combustível, etc), quando infiltram no solo pode atingir a reserva subterrânea, o que causa uma contaminação muito difícil de controlar.
 
 
Fonte: