Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

02/12/2013

Paraná: Plantio de soja 1ª safra avança e acumula 95% da área plantada

O plantio de soja primeira safra 2013/14 no Paraná avançou seis pontos percentuais em uma semana e chegou a 95%. De acordo com o último relatório de estimativa de safra do Departamento de Economia Rural (Deral-PR) o estado deve plantar 4,8 milhões de hectares e colher 16,3 milhões de toneladas do grão.

Na avaliação geral, 98% do que já foi semeado esta classificado como em boa condição. Em relação as fases de crescimento das plantas, 6% das lavouras estão no período de germinação, 83% no desenvolvimento vegetativo e 11% na floração.

O plantio do feijão primeira safra também avançou dois pontos percentuais, chegando a 99% dá área semeada. O Deral estima que a área será 10% maior nesta temporada do que no ciclo passado, somando 235,3 mil ha. O plantio do milho e da batata também está praticamente encerrado no estado.

Colheita – A colheita do trigo chegou a 95% nesta semana, demonstrando um avanço de nove pontos percentuais se comparado ao levantamento passado. Do cereal já retirado de campo, 71% foi avaliado como bom, 28% na média e apenas 1% como ruim.

Fonte: