Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

03/12/2013

Plantio de soja avança no país; BA semeia metade da safra em uma semana

O plantio de soja no Brasil acelerou na última semana, favorecido por chuvas que prepararam o solo no Nordeste, e se aproxima da conclusão, disse nesta segunda-feira (02) uma consultoria do setor.
 
O plantio da safra 2013/14 alcançou até a última sexta-feira (29), 89% da área prevista, avanço de dez pontos percentuais em uma semana e acima dos 85% registrados um ano atrás, disse a AgRural em relatório semanal.
 
"Com chuvas generosas no Nordeste, o plantio deu um grande salto na região, deixando para trás o atraso anual registrado até a semana passada", disse a consultoria.
 
Na Bahia, por exemplo, metade da área prevista para esta temporada foi plantada em uma semana. O plantio já soma 75% na região.
 
"Confiantes nos mapas (meteorológicos), os produtores da Bahia correram com as plantadeiras, trabalhando inclusive à noite", disse a AgRural.
 
O plantio também avançou em ritmo acelerado no Rio Grande do Sul, que já semeou 77% da área, salto de quase 20 pontos percentuais em uma semana.
 
Os trabalhos estão praticamente encerrados em importantes Estados, como Mato Grosso (99%) e Paraná (93%).
 
COLHEITA
 
Em sua revisão mensal de estimativa, a AgRural manteve a área projetada em 29,3 milhões de hectares, com aumento anual de 6%, mas fez pequenos ajustes para cima na produtividade.
 
A produção agora é projetada em 89,4 milhões de toneladas, contra os 88,7 milhões estimados no final de outubro.
 
"Para a confirmação de grande safra, contudo, é fundamental que o clima se comporte bem em dezembro e janeiro", lembraram os analistas.
 
Autor:
Gustavo Bonato

Fonte: