11/12/2013

Resultado parcial da vacinação contra a aftosa aponta 91% de cobertura no RS

Encerrada no final de novembro, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa já atingiu, em números parciais, 91% de cobertura de bovinos e bubalinos de até dois anos de idade. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) contabiliza a imunização de 4,5 milhões de animais de total de cerca de cinco milhões de cabeças. O resultado final será divulgado até o dia 2 de janeiro. Na primeira etapa, ocorrida no mês de maio, quando deveriam ter sido vacinados todos os bovídeos, o índice chegou a 97,7% dos 14 milhões existentes no Estado.

A Seapa investiu R$ 11 milhões na compra de oito milhões de doses da vacina entre as duas etapas. Elas foram distribuídas gratuitamente a produtores que se enquadram nos critérios do Pronaf e da Pecuária Familiar e tenham até cem animais na propriedade. Mais de mil profissionais da Seapa das coordenadorias regionais envolveram-se na campanha.

Os técnicos contaram com a parceria de sindicatos rurais e, em alguns municípios, com grupos de voluntários que fazem mutirões de vacinação. Pecuaristas que adquiriram vacinas em agropecuárias ou que receberam do Estado e não informaram às inspetorias estão sujeitos a notificações e autuações. Além disso, a não comunicação faz com que o rebanho apareça no sistema sem vacinação.