12/12/2013

PIB do agronegócio recupera perdas e deve crescer 3,56% em 2013

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deve fechar este ano em R$ 1 trilhão. O resultado representa alta de 3,56% - uma franca recuperação da queda do ano passado, quando houve retração de 1,57%.

O desempenho se deve principalmente ao segmento primário, com expansão projetada de 6,5%, além da recuperação das agroindústrias. Confirmados esses números, o setor vai ampliar sua participação no PIB brasileiro de 22,51% (2012) para 22,8% em 2013.

“Foi um ano bastante positivo em termos de produção. Os preços permitiram bons ganhos, principalmente da porteira pra dentro. Não houve apenas aumento do consumo. As exportações cresceram e tivemos também aumento expressivo dos preços da carne bovina e de aves. Mesmo a agricultura, que teve queda de 12% nos preços, manteve seus ganhos e competitividade”, destacou nesta quarta-feira (11) a presidente da CNA, Kátia Abreu.

A senadora concedeu entrevista coletiva sobre as perspectivas para 2014 e o balanço da agropecuária em 2013. Segundo as estimativas da CNA, o agronegócio crescerá mais do que o conjunto da economia nacional, que deverá ter expansão de 2,25%.

Já para o ano que vem, a estimativa é mais cautelosa, apesar de também ser de um cenário positivo. “Será difícil superar o ano de 2013. Teremos queda de preço, mas a rentabilidade deve se manter”, afirmou Kátia.