Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

19/12/2013

Governo de MT lança plano para reduzir desmatamento em 80%

Em três anos, o governo de Mato Grosso pretende reduzir em até 80% o desmatamento ilegal no estado, conforme declaração do secretário de Meio Ambiente, José Lacerda, em entrevista ao Bom dia Mato Grosso, nesta quarta-feira (18). O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT) foi lançado nesta quarta-feira (18). De acordo com o secretário da Sema, a redução é prevista na segunda fase do plano que será implantado para ter vigência entre 2014 e 2016. No entanto, de acordo com o levantamento feito pelo sistema Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia Legal mato-grossense cresceu 52% entre agosto de 2012 e julho de 2013, frente ao igual período do ano anterior. A área afetada avançou de 757 km² para 1.149 km².
 
Mas Lacerda defende que entre 2004 e 2013 houve uma redução de 90% no índice de desmatamento no estado, e que, o aumento registrado no último ano estaria 'dentro do plano  de controle de desmatamento e queimada'. O secretário ainda frisa que o novo plano, que entrará em vigor no próximo ano, terá efeito até o ano de 2020.
 
“Os índices são positivos”, declara Lacerda. Segundo o secretário, houve mais de 54% de redução nas queimadas em 2013. O plano de combate será executado através de fiscalizações, monitoramento, orientação, educação ambiental. Lacerda destaca que são, ao todo, 54 metas para serem cumpridas no decorrer dos próximos três anos.
 
Fonte: