Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

20/12/2013

Os maiores PIBs Agropecuários de Minas Gerais​

Um em cada cinco municípios que compõem o ranking dos 100 maiores PIBs (Produtos Internos Brutos) Agropecuários do país estão em Minas Gerais. A lista foi divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrando a participação municipal no PIB brasileiro em 2011. O estado tem o maior número de municípios na lista: 23.
 
Os mineiros mais bem-sucedidos em gerar riquezas com a produção rural estão concentrados no Triângulo, Noroeste e Alto Paranaíba. As três regiões têm a produção agropecuária diversificada, mas com destaque em grãos e pecuária, e altos índices de produtividade.
 
Dentre os municípios que se destacaram o único que não pertence a essas regiões é Três Pontas, no sul do estado. O ranking mineiro é liderado por Uberaba, seguida de perto por Unaí, municípios que, na relação nacional, ocupam a 10ª e a 11ª posições, respectivamente.
 
Na comparação com os resultados do estudo anterior (2010), os seis maiores PIBs continuam pertencendo aos mesmos municípios, porém, as posições mudaram. Unaí subiu da terceira para da segunda colocação, que antes pertencia a Uberlândia, agora em quinto lugar. Apenas a liderança permaneceu inalterada, Uberaba continuou com o maior PIB agropecuário de Minas Gerais.
Fonte: