Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

08/01/2014

Febre aftosa: Rio Grande do Sul imuniza quase 98% de seu rebanho

O Rio Grande do Sul imunizou quase 98% de seu rebanho contra febre aftosa informou o governo local. A segunda etapa de vacinação, ocorrida em novembro passado, registrou cobertura de 97,93% de um rebanho de cinco milhões de bovídeos de zero a dois anos de idade. 

De acordo com Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura este é melhor índice alcançado durante todas as campanhas. Uma das razões se deve à mobilização de produtores, entidades de classe, à imprensa e ao serviço veterinário oficial, segundo a médica veterinária Grazziane Rigon, do DDA.

Durante esse período, a fiscalização visitou 17,7 mil propriedades, o que abrangeu 456 mil animais. O Governo do Rio Grande do Sul investiu R$ 3,6 milhões, totalizando 2,2 milhões de doses destinadas a produtores. Das 270 mil propriedades envolvidas, pelo menos 77% receberam vacinas gratuitas. A imunização é obrigatória há mais de dez anos para manter o Estado livre da zona de aftosa.

Os produtores que não comprovaram ou não vacinaram seus rebanhos, nos prazos estabelecidos, devem procurar a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) onde possuem cadastro. Até a regularização da situação, eles estarão impedidos de movimentar e comercializar os animais.

Na primeira fase, concluída em maio, a vacinação, feita em todo o rebanho, obteve 97,7% de cobertura total de pelo menos 14 milhões de animais. 
Fonte: