Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

15/07/2013

2º Encontro de Produtores de Sementes e Treinamento de Responsáveis Técnicos do RS será lançado na Farsul

Porto Alegre/RS
 
A comissão organizadora do 2º Encontro de Produtores de Sementes e Treinamento de Responsáveis Técnicos do Rio Grande do Sul realiza, no dia 16 de julho, o lançamento oficial do evento. A solenidade acontece às 13 horas na sede da Farsul, em Porto Alegre, e será acompanhada por um almoço servido a convidados.
 
O 2º Encontro de Produtores de Sementes e Treinamento de Responsáveis Técnicos do RS ocorre de 7 a 9 de agosto de 2013, em Santana do Livramento. É uma promoção do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através do Sefia/RS (Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas/Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) e CSM/RS (Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), com o Apoio da Apassul (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa.
 
A exemplo da primeira edição, o evento tem por objetivo aprimorar a qualidade da semente produzida no estado. De acordo com o presidente da CSM/RS e diretor administrativo da Apassul, Eduardo Loureiro da Silva, a programação está sendo cuidadosamente elaborada, visando atender aos anseios e expectativas dos participantes. "Estamos convidando especialistas em diversas áreas, bem como instituições ligadas ao setor sementeiro do Uruguai e Argentina", afirma Loureiro da Silva.
 
Serão abordados temas como o Controle da Produção de Sementes e Mudas do Sistema de Gestão e Fiscalização (Sigef) do Mapa, normas e padrões de produção e comercialização de sementes, pragas transmissíveis por sementes, tratamento industrial, melhoramento genético de forrageiras, vistorias de campos de produção, controle de qualidade, logística e cobranças de royalties de inovações tecnológicas. Entre os palestrantes, estarão representantes da Câmara Uruguaia de Sementes e do Inase (Instituto Nacional de Sementes do Uruguai).
 
A programação também abrange os seguintes eventos paralelos: reunião anual dos laboratórios de sementes do RS, encontro dos Fiscais Estaduais Agropecuários (Seapa), encontro dos Responsáveis Técnicos do Uruguai, Fórum de Aplicação de Controle das Normas de Comércio de Sementes entre Brasil, Argentina e Uruguai.
 
O II Encontro de Produtores de Sementes e Treinamento de Responsáveis Técnicos tem o apoio da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas) e da SAA (Seed American Association), bem como das entidades que constituem a CSM/RS: Apassul, Sulpasto, Fundação Pró-Sementes, Farsul, Emater, Fundacep (Ccgl Tec), Irga, Fearroz, Mapa (Sefia e Lanagro/RS), Crea/RS, Sargs, Fecoagro, Fepagro, Embrapa, UFPel, Ufrgs e UPF.
 
O evento é patrocinado por empresas privadas ligadas ao agronegócio e por produtores de sementes.
 
Fonte: SFA-RS/Mapa
 
Fonte: