Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

17/01/2014

Clima beneficia o ciclo da soja no Paraná​

Com bom tempo e maior área plantada, a previsão indica um aumento de quase 50% em relação às toneladas colhidas

A primeira safra de grãos 2013/14 se consolida como uma das maiores da história do Paraná, com estimativa superior a 21 milhões de toneladas.

O Paraná é responsável por quase 30% da produção nacional de soja. A última safra no país registrou mais de 84 milhões de toneladas, com a maioria dos grãos destinados à exportação.

A cultura da soja amplia sua participação na agricultura paranaense, com uma estimativa de área recorde de 4,89 milhões de hectares, com produção por volta das 16,5 milhões de toneladas.

De acordo com o economista e chefe da conjuntura do Deral Marcelo Garrido, a cultura da soja ainda é a principal cultura na safra de verão no Paraná. “De um modo geral o clima está favorável. Apesar de um período mais seco e quente no mês de dezembro, quando algumas regiões foram afetadas, é muito cedo para se falar em redução de produtividade”, afirma.

A previsão é de que as reduções de dezembro sejam diluídas e as estimativas se confirmem. O chefe do Deral aponta outras culturas que são tão importantes quanto a sojicultora, como o milho, o trigo e o feijão. Essas culturas representam “grande importância econômica, geram um grande número de empregos no Estado, tendo muita importância para toda a cadeia do agronegócio”, finaliza.

​​
Fonte: