22/01/2014

Imea aponta estabilidade na relação de troca do boi em MT

A relação de troca entre o preço do boi gordo em Mato Grosso e as benfeitorias feita nas propriedades está estável. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que do arame liso ovalado, mil metros custava R$ 302,31 em novembro do ano passado, já em dezembro a cotação passou R$ 303,42, alta de 0,37%. Porém, no mesmo período, a arroba do gado valorizou 0,78%, com preços saindo de R$ 94,23 para o valor de R$ 94,96.

Segundo o instituto, “com esse cenário, a relação de troca entre a arroba do boi gordo e a benfeitoria ficou estável, não sendo bom nem ruim para o bovinocultor de corte estadual. Para se ter uma ideia, em novembro/13 eram necessárias 3,21 arrobas para aquisição de mil metros do arame liso ovalado, permanecendo o mesmo poder de compra para o mês de dezembro/13”.

No último boletim o Imea apontou que a arroba do boi gordo segue em alta no Mato Grosso. O preço médio chegou a R$ 97,84, na semana passada, aumento de 1,22% em relação à anterior. “A arroba da vaca gorda seguiu a mesma tendência do boi gordo, apresentando uma valorização de 1,11% e preço médio semanal de R$ 90,03”, destacou.