Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

15/07/2013

Programa de Aquisição de Alimentos amplia em mais de mil por cento recursos aplicados no Paraná

Em 10 anos de existência, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ampliou em mais de 1000% o volume de recursos aplicado na compra de produtos da agricultura familiar no Paraná. Operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o programa destinou, em 2012, R$ 51,8 milhões ao apoio à comercialização de 29 mil toneladas de alimentos, contra R$ 4,6 milhões e oito mil toneladas em 2003.
 
Em 2012, mais de 12 mil famílias de agricultores participaram do programa no Paraná. Em relação a 2003, quando apenas duas mil famílias participaram, a evolução é de mais de 600%. Ainda no ano passado, 195 projetos paranaenses foram beneficiados, a maior participação desde o início do programa.
 
De 2003 a 2012, foram adquiridas mais de 230 mil toneladas de alimentos no Paraná. A compra de mais de 100 produtos pelo governo, principalmente hortifrutigranjeiros e grãos, oferece aos produtores a oportunidade de novos mercados, além de estruturação das relações comerciais, aprimoramento dos processos e gestão e maior qualidade de vida. Também proporciona efeitos significativos na economia local uma vez que os agricultores familiares passam a contar com um incremento em sua renda anual.
 
Além de garantir a economia local aquecida, o PAA valoriza a cultura alimentar. Por meio desta política, aumentou na variedade de alimentos produzidos por agricultores familiares no Paraná. (CONAB)
 
 
Fonte: