Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

24/01/2014

Produtores de soja comemoram recuperação de estradas vicinais para escoamento da safra 2013/2014

Produtores de soja do Tocantins vão ter o escoamento da produção desta safra facilitado com a recuperação de vias pelo governo do Estado. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Tocantins terá uma colheita de grãos 14,9% maior na safra 2013/2014, em comparação com a anterior, obtendo uma produção de três milhões de toneladas.

Para o secretário Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, a criação do programa “Estrada Safra” em parceria com a Seagro, com recursos do governo do Estado, foi criado para melhorar o escoamento da produção de um setor que está gerando a riqueza do Tocantins. “O agronegócio é responsável por mais de 90% do PIB do Estado, e a produção de grãos registra um crescimento superior a 15% a cada ano, e a tendência é que isso continue. Por isso a necessidade de estradas em boas situações de tráfego, seja estaduais ou vicinais”, justificou.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Estado do Tocantins (Aprosoja), Ruben Ritter, as estradas vicinais nos municípios produtores estavam intransitáveis e as obras chegam para facilitar o transporte de uma produção recorde. “No próximo mês começa a colheita da soja, que nesta safra foi superior em 26%, com relação a anterior. Serão colhidas quase dois milhões de toneladas, em mais de 600 mil hectares plantados”, frisou, ressaltando a importância do governo do Estado para garantir o escoamento da safra  tocantinense. “A parceria rendeu bons frutos, a patrulha está terminando o serviço em Brejinho e logo seguirá para outro município”, acrescentou Ruben Ritter.

Novos trechos

O superintendente de Operação e Conservação Rodoviária da Agetrans, Renan Bezerra de Melo, informou que ao terminar os serviços em Brejinho de Nazaré, a patrulha deverá seguir para o município de Santa Rosa. “Em Brejinho estão sendo recuperados cerca de 50 Km, em Santa Rosa serão mais de 30 Km, depois será a vez de trechos nos municípios de Silvanópolis, Alvorada, Guaraí e Campos Lindos”, adiantou.

Aprosoja

A associação é uma entidade representativa de classe, constituída por produtores rurais ligados a cultura de soja, desenvolvendo ações e projetos que visam o crescimento sustentável da cadeia produtiva. A Aprosoja está presente em outros estados, como: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Sul.

Fonte: