Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

28/01/2014

Secretaria de Portos espera conclusão de terminais para maio

O ministro da Secretaria Especial de Portos, Antônio Henrique da Silveira, realizou, na última semana, vistoria técnica em dois portos marítimos que receberão turistas durante a Copa do Mundo, em junho. Ele verificou as obras em Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Segundo as empresas que administram os terminais, os trabalhos estarão prontos até o final de maio. Apesar disso, na capital do Rio Grande do Norte, o ministro cobrou agilidade: “A conclusão do terminal será importante tanto para receber os turistas que vão acompanhar os jogos da Copa do Mundo quanto para incluir Natal na rota dos cruzeiros internacionais”, disse durante a vistoria.

Conforme balanço mais recente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de outubro, o terminal de passageiros da capital cearense estava com 72% das ações concluídas. Já o de Natal estava com 59%. Um novo balanço deve ser apresentado em fevereiro.

Em Fortaleza, o investimento soma R$ 202,6 milhões. Parte do valor será destinada para a construção de cais para um berço de múltiplo uso, pavimentação e urbanização. Já no Rio Grande do Norte devem ser aplicados R$ 72,5 milhões, incluindo a construção do terminal de passageiros, a recuperação do cais, retroárea e do fim de amarração, adaptação do antigo armazém frigorífico e ampliação de cais do Berço 1 de 209 para 236 metros.

Outros estados
Também estão sendo executadas obras nos portos de Salvador (BA) e Santos (SP) voltadas para recepção de passageiros durante a Copa. Conforme último balanço do PAC, o terminal baiano estava com 46% dos trabalhos realizados e o paulista estava com 41%. O porto de Recife concluiu os trabalhos no terminal marítimo de passageiros em agosto do ano passado.
Fonte: