Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

28/01/2014

Produção sustentável de grãos e bovinos na Amazônia

Pesquisadores do Projeto Biomas finalizaram a implantação de dois grandes projetos na Fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia, no Pará. Ambos os projetos ocupam uma área de 7 hectares, estudam melhorias em sistemas integrados entre plantio de grãos e pecuária e incluem estudos com espécies florestais. “São os dois maiores experimentos que temos implantados na Amazônia. Cada um ocupa 3,5 hectares e finalizar sua implantação é uma grande conquista”, conta Alexandre Mehl Lunz, coordenador regional do Projeto Biomas na Amazônia.

Entre 1995 e 2006, a Amazônia obteve um crescimento de 50% do rebanho. E os grãos aumentaram 141% em relação à média nacional, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Por isso, o Projeto Biomas entende a relevância desses experimentos para o desenvolvimento da região.

Para orientar os produtores rurais sobre as formas sustentáveis e lucrativas de produção, os pesquisadores do Projeto Biomas estudam os sistemas integrados. “Pretendemos gerar indicadores de viabilidade econômica que subsidiem a tomada de decisão dos produtores. Os sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta – ILPF, aliados à práticas conservacionistas como o Sistema Plantio Direto (SPD) e a rotação e sucessão de culturas, são alternativas econômicas e sustentáveis para recuperar áreas antropizadas, principalmente as pastagens. A receita das lavouras de grãos, cultivadas nos primeiros anos, amortizam os custos de implantação do sistema”, comenta Roni de Azevedo, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador do projeto intitulado “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – iLPF: opção de sistema integrado de produção para áreas antropizadas”, um dos projetos implantados no Bioma Amazônia.

O segundo projeto de pesquisa implantado na Amazônia pelos pesquisadores do Projeto Biomas propõe alternativas para melhorar os sistemas de produção pecuários existentes através de Sistemas Silvipastoris (SSP), fortalecendo as atividades produtivas e potencializando o uso dos recursos naturais existentes. “Com esse experimento, poderemos apresentar aos pecuaristas os indicadores técnicos do sistema SSP de forma a disponibilizar uma alternativa de recuperação e produção pecuária sustentável para a produção de carne e leite associados à produção florestal”, explica a coordenadora do projeto intitulado “A produção pecuária sob a sombra das árvores e em equilíbrio com o ecossistema”, Dra. Gladys Beatriz Martínez, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental.

Dos 21 projetos de pesquisa aprovados na Amazônia, 16 envolvem ações de plantios de mudas, dos quais sete já foram implantados entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014. E o trabalho continua.
Fonte: