Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Milho / Silagem / Pioneer Responde

Pioneer Responde

Como reduzir as perdas depois do fechamento do silo?

As perdas que podem ocorrer depois do fechamento do silo são na camada superior, em contato com a lona, e decorrem da dificuldade de compactação no momento de arrematar o silo, sobretudo nos mais abaulados, da temperatura elevada (contato com a lona) e da condensação diária de vapor d'água.
 
Como recomendação, para se reduzir as perdas deve-se buscar sempre alta densidade da silagem, resultado da boa compactação, uso de lonas de maior espessura (200 micra ou mais), boa vedação nas laterais evitando possíveis infiltrações e boas cercas de proteção ao redor dos silos.
 
Quanto ao uso de peso sobre a lona não há uma regra geral. Se optar por lona preta o produtor deve colocar uma camada uniforme de terra para sua proteção. Neste caso, arrematar o silo (tipo trincheira) de forma menos abaulada e um pouco acima do solo, para que a distribuição de peso sobre a lona seja uniforme. No caso de se usar lonas dupla face (mínimo de 200 micras) a proteção pode ser dispensada, até porque o uso de materiais orgânicos como capins cria um ambiente favorável à presença de roedores que podem resultar em consideráveis prejuízos ao produtor.