Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Sign In

Os Benefícios

Segurança da dose e da cobertura das sementes
Tratamento de Sementes Industrial é a modalidade de serviço em que a DuPont Pioneer realiza o tratamento de sementes por meio de equipamentos especiais que asseguram cobertura, dose e qualidade das sementes, possibilitando a comercialização das mesmas já tratadas dentro de elevados e seguros padrões de qualidade.

Um dos principais benefícios do Tratamento de Sementes Industrial feito pela DuPont Pioneer é a segurança da dose por meio da distribuição uniforme do inseticida por semente. Com a distribuição uniforme evita-se a superdosagem (dose maior que a recomendada) do produto por semente e, portanto, custo adicional desnecessário, mas principalmente a subdosagem (dose abaixo do recomendado), que pode resultar no controle inadequado de insetos. Via de regra o tratamento de sementes realizado nas propriedades é feito sem a utilização de equipamentos especiais e o risco de uma variação da quantidade e na cobertura de inseticida por semente é grande. Esta falta de precisão pode acarretar em uma série de problemas futuros como, por exemplo:

  • 1.° Aplicação complementar prematura em área total. É impossível aplicar o inseticida foliar apenas nas plantas que estão atacadas por pragas, visto que estas plantas estarão distribuídas ao acaso na lavoura com diferentes doses residuais do inseticida. Isto implica em gasto adicional, além de questionamentos quanto à eficiência do produto usado no tratamento;
  • 2.° Riscos no médio prazo devido aos escapes causados pela baixa dosagem e que seja criada uma resistência dos insetos ao ingrediente ativo utilizado, reduzindo com o tempo as alternativas de controle.

 

Veja na figura ao lado as falhas na distribuição/cobertura do inseticida nas sementes quando se utiliza equipamentos comuns para o seu tratamento de sementes em comparação com o tratamento industrial feito pela DuPont Pioneer por meio do tratador de batelada.



Segurança na manutenção da qualidade física das sementes
Além da garantia da dose adequada de produto por semente, o tratamento industrial preserva a integridade física das sementes, mantendo sua qualidade, evitando a quebra ou rachaduras, fato que muitas vezes ocorre no tratamento realizado na propriedade devido ao uso de equipamentos inadequados. 

Os danos físicos às sementes resultam em problemas na embebição (absorção de água pela semente), fazendo com que nos locais, onde o pericarpo (cutícula que recobre a semente) esteja danificado, ocorra entrada de água e de produto em quantidade maior do que em outras partes das sementes. Isto provoca danos ao embrião, gerando atrasos na germinação e emergência, provocando irregularidade na lavoura e, até mesmo, perda de estande com a morte de sementes.
 
Segurança do tratador e funcionários da propriedade
Outro benefício conferido pelo tratamento industrial é a redução de riscos para o tratador e funcionários da propriedade. Muitas vezes, o tratamento na propriedade é feito sem o uso de equipamento de proteção necessário e em ambientes fechados, o que, além de colocar em risco a saúde do trabalhador, pode ser causa de reclamações trabalhistas e multas aplicadas ao proprietário da fazenda.

Segurança e conveniência para o produtor
beneficios3.jpgO tratamento industrial representa, principalmente, segurança para o produtor que, ao adquirir a semente tratada, sabe exatamente qual o produto e qual a dose. A responsabilidade pela qualidade da semente e do tratamento é toda da DuPont Pioneer.

O mesmo não ocorre quando o tratamento é feito por terceiros, quer seja o produtor ou qualquer outro estabelecimento. Uma vez violada a embalagem, a DuPont Pioneer não se responsabiliza por eventuais problemas causados às sementes e que possam ter reflexos na lavoura como, por exemplo, problemas de emergência, uma vez que a empresa não teve o controle sobre a aplicação dos produtos. 

Além disso, a DuPont Pioneer adquire os produtos utilizados no tratamento diretamente dos fornecedores e possui total controle sobre a qualidade desses produtos através do registro de lotes, acondicionamento correto, controle da dose e cobertura, além de outros aspectos. Isto não ocorre quando o tratamento é feito fora da empresa.

Observação:
Dependendo da pressão de insetos-alvo, ocorrência de insetos-não-alvo e manejo da área, pode haver necessidade de controle complementar. Como qualquer outra prática de manejo, é importante que o produtor faça monitoramento constante da lavoura e, caso seja necessário, utilize métodos auxiliares para o controle dos insetos e manutenção do estande, visando proteger o potencial produtivo da cultura.