Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Blog / ViewPost

Os benefícios de plantar sorgo granífero

27
set
2019
Sorgo

No Brasil, a cultura do sorgo vem crescendo, principalmente no período da safrinha. Ele é o quinto cereal mais produzido em todo o mundo, atrás apenas do trigo, do arroz, do milho e da cevada.

Entre 2017 e 2019 os maiores produtores mundiais de sorgo granífero foram Estados Unidos, Nigéria, México, Etiópia e Índia (gráfico 1). Na média dos anos, o Brasil está em 9º lugar. Veja a produção de sorgo no nosso país no gráfico 2.


Gráfico 1. Série histórica de área, produção e rendimento de sorgo granífero no Brasil. Fonte: CONAB.


Gráfico 2. Os maiores produtores de sorgo granífero, 2017 a 2019. Fonte: USDA.

A utilização do grão de sorgo

Em países da África, Ásia e América Central, o sorgo é amplamente usado na forma de farinhas, para a dieta alimentar humana.

Também tem importância energética como ingrediente da alimentação animal nos Estados Unidos, na Austrália e na América do Sul. Além disso, o sorgo é um componente da produção de bioetanol.

No que se refere à utilização do grão de sorgo são diversas as utilidades desta cultura no mundo, por exemplo:

  1. Frango de corte e galinhas poedeiras: pode-se usar sorgo sem tanino em até 100%.

  2. Ração de suínos: o sorgo pode ser utilizado em rações de leitões em recria (10 a 30 kg), sem prejudicar a digestibilidade dos nutrientes e o desempenho dos animais.

  3. Alimentação bovina: o sorgo pode ser usado em todas as categorias de bovinos, desde bezerros a bovinos adultos, seja em confinamento ou em regime de pastejo.

  4. Ração para animais de estimação: o sorgo não contém micotoxinas, é bem digerido por cães e gatos e, por isso, pode ser utilizado em rações.

  5. Alimentação humana: o sorgo com tanino é bom para redução da obesidade, não contém glúten, e é fonte de fibra alimentar e de compostos fenólicos que são antioxidantes.

Desafios na cultura do sorgo

Os grandes desafios que a cultura passa atualmente:

  • Comercialização: geralmente o preço de venda da cultura está atrelado ao preço do milho, ou seja, normalmente precificado em até 80% do valor do preço do milho.

  • Destino de colheita acertado: a produção de sorgo geralmente é realizada quando o produtor já possui o destino da colheita acertado, ou seja, quando se planta sorgo, ou é para consumo no próprio estabelecimento ou já existe contrato de entrega para alguma processadora de alimento animal.

Outros desafios

O sorgo é rústico em relação à seca, mas mostra um nível de extração semelhante à cultura do milho.

Quando se combina alta população de plantas e adubação insuficiente, ocorrem as principais reclamações:

  • alto índice de acamamento;

  • extração da fertilidade do solo;

  • e consequências negativas na produtividade da cultura sucessora.

O grande diferencial do sorgo

A adaptação do sorgo é bem ampla, principalmente com altas temperaturas e em áreas com déficit hídrico. Essa característica é o grande diferencial da cultura durante o desenvolvimento, principalmente, quando comparada a outras culturas como milho, trigo e algodão, por exemplo.

Esta característica pode auxiliar os produtores na tomada de decisão de plantar sorgo em regiões de pouca disponibilidade de chuvas e/ou nos plantios mais tardios de safrinha no Brasil Central, por exemplo.

Mas é fundamental entendermos quais são os limites tolerados para buscar maior eficiência da planta e consequentemente obter aumento na produtividade.

No quadro 1, veja o requerimento de água exigido por cultura e como a necessidade hídrica do sorgo é menor em relação à outras culturas:

Cultura H2O
Sorgo 271 Kg H2O/1Kg MS
Milho 372 Kg H2O/1Kg MS
Trigo 505 Kg H2O/1Kg MS
Algodão 562 Kg H2O/1Kg MS

Quadro 1. Requerimento de água por Kg MS. Fonte: Aldrich et al. 1982

Vantagens no cultivo

A tolerância aos veranicos é o grande diferencial do sorgo, mas estamos falando de tolerância e não resistência. A média ideal de temperatura para o cultivo de sorgo vai variar entre 16°C e 38°C, sendo esse o melhor clima para o desenvolvimento da cultura. Temperaturas abaixo de 16°C e acima de 38°C podem ocasionar perdas de produtividade.

Além de o sorgo ser uma cultura totalmente mecanizada, desde o plantio até à colheita, ele ainda produz uma grande quantidade de palhada, que pode ser utilizada na cobertura dos solos ou no sistema de plantio direto de culturas subsequentes, a exemplo da soja.

A palhada retém a umidade do solo, diminui os riscos de perdas com a falta de chuvas, aumenta os nutrientes do solo, reduz os custos com seu preparo e com o tempo vai melhorar expressivamente a produtividade da cultura subsequente.

A matéria seca da planta de sorgo está relacionada normalmente com a altura da planta, ou seja, o potencial de produção de matéria seca aumenta de acordo com a altura da planta.

A palhada fornecida pelo cultivo do sorgo, possui alta proporção entre Carbono e Nitrogênio, o que faz com que aumente a durabilidade da matéria seca sob os solos.

Outra vantagem, é que no sorgo as aflatoxinas raramente ocorrem. O sorgo só terá micotoxinas – substâncias tóxicas que em grãos e alimentos são causadas por fungos – denominados mofos ou bolores, quando for armazenado em condições de altas temperaturas e umidade.

Sorgo X Nematoides

Por fim, descrevendo de forma geral são outros benefícios do sorgo granífero:

  • o Fator de Reprodução (FR) de nematoides em sorgo granífero é baixo, sendo uma excelente ferramenta de manejo contra os nematoides;

  • a maioria das cultivares de sorgo granífero são más hospedeiras de Meloidogyne arenaria, M. Incognita e M. Javanica, e médias hospedeiras de Pratylenchus brachyurus, portanto, é necessário realizar uma consulta de cada híbrido no mercado para se estabelecer as medidas preventivas.

Gostou deste conteúdo, ou ficou com alguma dúvida? Compartilhe conosco no espaço abaixo.

por Fabrício Ferreira Viana
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa. Possui experiência em desenvolvimento de produtos e em coordenação de equipes de agronomia. Desde 2004 trabalha em grandes empresas do setor agrícola. Atualmente é agrônomo de produtona Corteva Agriscience, Divisão Agrícola da DowDuPont, onde desenvolve atividades voltadas para o desenvolvimento de novos produtos de milho, soja e sorgo.

Referências
CULTIVO DO SORGO. Disponível em: Sistema de Produção Embrapa. Acesso em 01/08/2018
PITTA, G.V.E.; VASCONCELLOS, C.A.; ALVES, V.M.C. Fertilidade do solo e nutrição mineral do sorgo forrageiro. In: CRUZ, J.C.; PEREIRA FILHO, I.A.; RODRIGUES, J.A.S; FERREIRA, J.J. (eds.). Produção e utilização de silagem de milho e sorgo. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2001. Cap.9. p.243-262.
FRIBOURG, H.A., W.E. BRYAN; G.M. LESSMAN; D.M. MANNING. Nutrient uptake by corn and grain sorghum silage as affected by soil type, planting date, and moisture regime. Agronomy Journal, 68: 260 – 263, ​

14605 visualizações
 

 Comente

 
Nome  *
E-mail  *
Estado  *
Cidade  *
Código de segurança  *

Comentário  *
* Campos Obrigatórios
Atenção:

• Todos os comentários feitos neste Blog passam pela moderação de administradores e assim que possível serão publicados.

• Lembramos que os comentários postados são de responsabilidade do usuário e não representam necessariamente a posição da DuPont Pioneer sobre o assunto em discussão.

  • Comentários (8)

Leonardo Costa

28/11/2019 11:24:32
Olá! Gostaria de saber se existe alguma variedade de Sorgo Granífero com TANINO. Quero usar exclusivamente para alimentação de bovinos. Tenho muito problemas com o ataque de pássaros, por isso a busca do Tanino. Obrigado.
Fabrício
10/12/2019 9:28:00
Olá, Leonardo! Os híbridos de sorgo da Pioneer não possuem tanino. Seria interessante você entrar em contato com a Embrapa que possui híbridos com essa característica e poderá recomendar a opção mais adequada. Se você tiver mais alguma dúvida estou à disposição. Abraço, Fabricio!

João Heber Aires de Mesquita Campos

1/10/2019 19:57:05
Boa Leitura!
Blog Agronegócio em Foco
2/10/2019 11:01:48
Olá, João! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Forte abraço! ;)

Laércio Carlos Lerin

26/9/2019 20:24:07
Gostaria de saber mais sobre o sorgo
Blog Agronegócio em Foco
30/9/2019 11:52:02
Olá, Laércio! Ficamos felizes em saber do seu interesse pelo conteúdo. Para estar por dentro de todas as novidades do blog e da marca Pioneer, fique de olho na página do Facebook, e qualquer dúvida, deixe seu comentário, estamos à sua disposição! Grande abraço!

Pau

26/9/2019 7:36:45
Informação
Blog Agronegócio em Foco
30/9/2019 8:11:11
Olá! Ficamos felizes em saber do seu interesse por este artigo e nosso conteúdo. Para saber das atualizações do blog e da marca Pioneer, fique de olho na página do Facebook, e qualquer dúvida, deixe seu comentário ;)
     
 

 Posts Relacionados

 
 

 DuPont Pioneer no Facebook

 
​​​​​
 

 Informações Técnicas

 
Receba informações técnicas da DuPont Pioneer. Cadastre-se
 

 Sugestões

 
Deseja enviar uma sugestão de pauta para o blog? Clique aqui e preencha o formulário
 

 Núvem de Tags