Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Blog / ViewPost

Por que o processo de sucessão de hoje é diferente das gerações anteriores?

20
jul
2020


Imagem 01. Filho: Diogo Schmidt, representante Pioneer e Pai: José Schmidt.

As empresas familiares sempre existiram, pois antes do império romano já havia a empresa familiar, antes da revolução industrial já havia a empresa familiar, antes da empresa multinacional já havia a empresa familiar. Pessoas e negócios sempre andaram juntos e para continuar precisarão se manter juntos.

Nos últimos tempos, a crença que o único propósito de uma empresa, seja ela familiar ou não, é o benefício econômico foi superada por um formato que a considera como sociedade de pessoas.

No caso das empresas rurais, nós temos o envolvimento da Família com o Patrimônio e o Negócio, onde os familiares de diferentes gerações fazem parte desse contexto, como sócios.

Se as empresas familiares já existem há tantos séculos, porque o processo de sucessão atual é diferente das gerações anteriores?

• Maior longevidade dos fundadores, levando a participação de até 3 gerações ativas na empresa - avós, filhos e netos, gerações com modos de vida completamente diferentes;
• Pelo menor número de filhos. Dependendo de como é conduzida a relação Família, Patrimônio e Negócio, poderá ocorrer que nenhum filho se interesse pelo negócio;
• Pela maior formação dos filhos;
• Pelas relações menos autoritárias entre pais e filhos;
• Pelas regras das relações matrimoniais, que poderão interferir diretamente na propriedade e no negócio familiar;
• Pela necessidade de manter e aumentar a escala do negócio, que é fundamental para reduzir o custo da produção agrícola, e isso só é possível se a propriedade não for fracionada, o que poderá ocorrer num processo sucessório mal planejado.

Os estágios da vida das pessoas e dos negócios se alteram ao longo do tempo, num primeiro momento temos o estágio do único dono, que conduz a empresa da seguinte forma:

• Decisões unilaterais;
• Sistema autoritário e rápido;
• Simplicidade.

Com o passar do tempo, entramos no estágio da sociedade entre pais e filhos que se juntam a esses genros, noras e netos, passando a ser até 3 gerações participando do negócio. A condução da empresa muda consideravelmente em relação ao estágio de um único dono:

• As decisões tem que ocorrer em consenso;
• Intensidade e volatilidade nos relacionamentos;
• Aumenta o risco de conflitos;
• Possibilidade de divisão do negócio, o que vai enfraquecer a escala do mesmo;
• Frustração dos fundadores.

Qual é o grande desafio?

Ter que unir pessoas e agregar valor aos negócios. Isto é possível? Sim, através de um Planejamento Sucessório organizado, em vida dos pais, com a participação efetiva dos membros e das gerações que lhes sucederão.

E quando esse Planejamento Sucessório não é feito, quais as consequências? O que ocorreu com muitas empresas rurais familiares, que foram fundados pelas avós, desfrutada pelos filhos e vendidas pelos netos.

Vimos que o Planejamento Sucessório é fundamental para o fortalecimento e crescimento das empresas, para a harmonia das famílias e perpetuação do patrimônio junto às futuras gerações oriundas do fundador.

Se o Planejamento Sucessório é tão importante, porque alguns empresários rurais tem receio de começar o processo?

• Medo de criar conflitos com os membros da família no processo de sucessão;
• Não preparou ninguém para lhe suceder;
• Não conhece formas técnicas e legais de organizar o Planejamento Sucessório, que proteja a continuidade da empresa no núcleo familiar, sem fracionamento e trabalhando com regras em sociedade familiar;
• Não imaginava que ao envelhecer sua capacidade de trabalho poderia diminuir;
• Medo de perder o poder, o que não acontece num Planejamento Sucessório organizado.

Estamos vivendo novos tempos, muito do que deu certo no passado poderá não continuar mais funcionando.

Importância do Planejamento Sucessório

Quais são os resultados positivos alcançados após a implementação do Planejamento Sucessório, bem organizado e conduzido tecnicamente, com estabelecimento de regras?

• Permite uma relação harmoniosa da família;
• Permite a continuidade do negócio familiar por mais de uma geração;
• Permite o crescimento econômico e financeiro da empresa;
• Estabelece uma relação comercial entre pais, filhos e netos;
• Permite preparar a Sucessão do Patrimônio em vida dos pais, com custos e atritos muito menores;
• Permite que o Patrimônio continue junto no futuro, não fracionando o mesmo e dando ganhos de escala;
• Permite que os filhos que não estão participando do operacional do negócio continuem na sociedade, recebendo dividendos pelos percentuais a que tê
m direito, não enfraquecendo a unidade de produção.

Como Fundadores e Sucessores são diferentes, querer equipará-los não é uma boa solução, quanto mais no momento em que vivemos, onde numa mesma propriedade poderemos ter 3 gerações trabalhando juntas.

Só isso já explica porque o processo de sucessão de hoje é diferente dos anteriores, e por isso o Planejamento Sucessório passa a ser fundamental para a harmonia dos familiares e o crescimento sustentável das empresas rurais.

O maior ou menor resultado econômico entre as empresas está no gerenciamento delas, e nele se inclui o Planejamento Sucessório, a Governança, a Gestão Econômica e Financeira, entre outras práticas importantes e necessárias para o fortalecimento e crescimento das empresas.

A terra é um fator de produção importantíssimo para a viabilidade da atividade agropecuária, mas não é a garantia de renda. Tanto é verdade que tem produtores rurais que tem terra e não obtém resultados econômicos satisfatórios, e outros que não tem terra, pagam arrendamento pelo uso desta e mesmo assim obtém resultados econômicos positivos.

As áreas continuarão produzindo, mas nem todos os empresários continuarão na atividade, o que já vem acontecendo. A adaptação às mudanças é necessária principalmente quando temos envolvidos juntos a família, o patrimônio e o negócio.

Para que ocorra o bom relacionamento familiar, bem como o progresso da empresa e do negócio, o Planejamento Sucessório bem organizado contribui em muito para atingir os objetivos citados anteriormente.

Para garantir a excelência na sucessão familiar, confira também o nosso blog, Uma herança ou um negócio organizado, o que queremos deixar?, clicando AQUI.

Gostou do conteúdo? Conte para nós nos comentários logo abaixo! :)

por Cilotér Borges Iribarrem
Diretor e Sócio Fundador
Safras & Cifras | Trabalhando por um Brasil que produz.
3126 visualizações
 

 Comente

 
Nome  *
E-mail  *
Estado  *
Cidade  *
Código de segurança  *

Comentário  *
* Campos Obrigatórios
Atenção:

• Todos os comentários feitos neste Blog passam pela moderação de administradores e assim que possível serão publicados.

• Lembramos que os comentários postados são de responsabilidade do usuário e não representam necessariamente a posição da DuPont Pioneer sobre o assunto em discussão.

  • Comentários (4)

Flávio Wenzel

25/7/2020 11:57:13
O Planejamento Sucessório é de vital importância para a manutenção, longevidade e sucesso de uma empresa familiar.
Blog Agronegócio em Foco
10/9/2020 8:37:30
Olá, Flávio! Tudo bem? Obrigado por compartilhar sua opinião conosco e reforçar o quão importante é pensarmos nesse planejamento para garantir o crescimento e prosperidade do negócio familiar. Um forte abraço!

Ubirajara Martins

24/7/2020 22:08:04
Texto irretocável. A falta de planejamento das sucessões levou ao desaparecimento muitas dezenas de agroindústrias da região de Pelotas. A Safras&cifras tem contribuído para evitar que isso aconteça em muitas operações do agro. Parabéns.
Blog Agronegócio em Foco
14/8/2020 14:42:41
Olá, Ubirajara! Tudo bem? Agradecemos o seu comentário, é muito satisfatório sabermos que estamos no caminho certo. Sem dúvidas a parceria com a Safras & Cifras veio para somar e muito com nossos os leitores. Um forte abraço da nossa equipe!
     
 

 Posts Relacionados

 
 

 DuPont Pioneer no Facebook

 
​​​​​
 

 Informações Técnicas

 
Receba informações técnicas da DuPont Pioneer. Cadastre-se
 

 Sugestões

 
Deseja enviar uma sugestão de pauta para o blog? Clique aqui e preencha o formulário
 

 Núvem de Tags