Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Navegar para Cima
Logon
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Blog / ViewPost

Novo tratamento de sementes: Soja Completa

07
jun
2021
Soja, Agronegócio

Em 2020 a Pioneer lançou no Mercado Brasileiro o Tratamento de Sementes Industrial Soja Completa, unindo Rancona® T (fungicida) e Dermacor® (inseticida), o Rizoliq LLi (inoculante ryzobium), Rizomicro CoMo (fonte de Cobalto e Molibdenio) e polímero. O lançamento foi buscando facilitar o processo operacional do produtor, de forma que ele possa focar somente no plantio. É só abrir e plantar.

 
Imagem 1. Sementes TSI Soja da Pioneer Sementes.

A qualidade do nosso TSI também auxilia no processo operacional de plantio, pois a fluidez do nosso tratamento minimiza as chances de ocorrem falhas e duplas na linha de plantio, melhorando assim na distribuição espacial das plantas.

A precisão na quantidade de ativos por sementes potencializa a qualidade diferenciada que a Pioneer possui e demonstra na emergência uniforme e vigor seu potencial produtivo.

Diferenças no desenvolvimento das plantas também são identificas quando comparamos com os principais concorrentes do Mercado. O novo tratamento apresentou plantas vigorosas, de maior comprimento de parte aérea e raízes na maioria das áreas, o peso de planta inteira foi superior.

 
 
Imagem 2.Plantas e raízes do novo tratamento TSI Soja.

O novo TSI Soja Completa apresentou plantas com maior número de nódulos e peso dos nódulos, o que mostra a contribuição do novo tratamento à maior atividade biológica das bactérias e, consequentemente, maior fixação de Nitrogênio. Tambem notou-se maior porcentagem de nódulos em atividade (túrgidos e coloração rosada) quando comparado aos demais tratamentos.


Imagem 3. Avaliação de Nodulação.

A contribuição do TSI Soja Completa para a atividade biológica ficou evidente, visto que implicou diretamente na maior disponibilidade de nutriente para a planta, impactando em melhor vigor e desenvolvimento da parte aérea/raízes, e consequentemente maior conversão em produtividade.


Imagem 3. Avaliação de Nodulação.

Com o TSI Soja Completa, o produtor pode garantir maior uniformidade para a sua lavoura, protegendo o seu potencial produtivo.

por Ivo Lersch Junior
Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (Santa Maria – RS), com Mestrado em Fitotecnia pela UFSM. Atualmente é Lider de Tratamento de Sementes Industrial na Corteva Agriscience™.
102314 visualizações
 

 Comente

 
Nome  *
E-mail  *
Estado  *
Cidade  *
Código de segurança  *

Comentário  *
* Campos Obrigatórios
Atenção:

• Todos os comentários feitos neste Blog passam pela moderação de administradores e assim que possível serão publicados.

• Lembramos que os comentários postados são de responsabilidade do usuário e não representam necessariamente a posição da DuPont Pioneer sobre o assunto em discussão.

  • Comentários (11)

Rodrigo Nogueira

23/5/2021 10:27:28
Qual a concentração dos ativos que vão na semente? E do Inoculante e Co/Mo por 100 Kg de semente? Obrigado. Rodrigo Nogueira.
Blog Agronegócio em Foco
23/8/2021 15:07:34
Olá, Rodrigo! 60.000 sementes/20.000 m = 3 sementes por metro.

VALDECI NUNES DA COSTA

28/12/2020 21:47:01
Feliz ano Novo

Eraldo Ferrare

2/12/2020 11:52:55
Parabéns pelo trabalho e esfoço, Já gosto do tratamento convencional, mas o NOVO TSI superou, tenho uma área experimental lado a lado com 3 tratamento. TS padrão produtor TSI Pioneer convencional TSI Pioneer NOVO O TSI Pioneer NOVO, ambas parcelas em V1, destacou com maior porte de planta, obteve 98,4% de germinação, garantiu maior sanidade e enraizamento com 9cmm a mais das demais, o polímero premasse intacto na película da semente. Está garantido a escolha para próxima safra.
Blog Pioneer
11/3/2021 9:37:28
Eraldo, como vai? Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco. É satisfatório sabermos que nossos clientes estão tendo resultados positivos com nossos produtos. Um forte abraço!!

Rodrigo

17/9/2020 21:52:20
TSI soja completa , não tão completa . Faltou o Níquel , junto com o CoMo, Faltou azospirilum Faltou extrato de alga ( Ascophylum nodsum) Aí sim , eu compraria !
Ivo Lersch Junior
22/9/2020 7:46:17
Olá, Rodrigo! Tudo bem? Sempre existirão necessidades particulares de cada produtor. Estamos sempre buscando adicionar novos produtos em nossa soja, sendo que a manutenção da qualidade e armazenabilidade são a nossa prioridade. Obrigado por compartilhar suas preferências! Abraço, Ivo

Prof Rogério Coimbra

15/9/2020 20:29:20
Parabéns pela iniciativa. Todo o sistema produtivo merece acesso a essa fantástica tecnologia.
Blog Pioneer
9/11/2020 11:26:28
Professor, Rogério, tudo bem? Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Ficamos felizes em saber que estamos promovendo conteúdo de relevância para o nossos leitores. Um forte abraço da nossa equipe!

Diego Augusto Pinho de Figueiredo

14/9/2020 22:03:07
Onde consigo comprar sementes com esse tratamento mais próximo da minha cidade Grão Mogol?
Blog Pioneer
9/11/2020 11:29:36
Diego, tudo bem? Agradecemos seu interesse. Em breve um representante entrará em contato com você. Abraço da nossa equipe.
     
 

 Posts Relacionados

 
 

 DuPont Pioneer no Facebook

 
​​​​​
 

 Informações Técnicas

 
Receba informações técnicas da DuPont Pioneer. Cadastre-se
 

 Sugestões

 
Deseja enviar uma sugestão de pauta para o blog? Clique aqui e preencha o formulário
 

 Núvem de Tags