Agronegócio, Manejo, Milho, Soja, Safrinha, Biotecnologia
Neste ano passamos por vários desafios, como a resistência de insetos à tecnologia Bt, as adversidades do clima, os prejuízos causados por percevejos e algumas doenças, entre outros. Em contrapartida, tivemos avanços essenciais em biotecnologia com o lançamento da tecnologia Leptra® de proteção contra insetos e em Tratamento de Sementes Industrial com Dermacor® para Milho e Soja. Além disso, focamos esforços em promover as boas práticas agrícolas, as quais contribuem fortemente para a manutenção e eficácia das tecnologias Bt.
Milho, Pragas
Existem vários fatores que contribuem para a queda no rendimento e produção de grãos na cultura do milho, as pragas ocupam lugar de destaque. Estes insetos causam perdas desde a fase inicial da cultura, podendo diminuir drasticamente o estande de plantas com a redução da densidade de sementes logo após a semeadura, causando danos durante toda a fase vegetativa e reprodutiva.
Clima, Milho, Plantio, Pragas
Em função do cenário climático estabelecido, temos observado mudanças significativas na fisiologia da planta de milho, principalmente em relação ao seu crescimento e desenvolvimento vegetativo. As adversidades climáticas possibilitaram a ocorrência de acamamento de planta em algumas regiões, fato que nas últimas duas safras não se verificou com a mesma frequência.
Agronegócio, Manejo, Biotecnologia, Milho
Delmiro, Airton e Arquilau Longhi plantam milho há 32 anos. Com sua vasta experiência em todos esses anos de plantio, os irmãos contam ao blog Agronegócio em Foco como foi a sua trajetória, seus desafios, as práticas realizadas para o plantio de milho convencional e, posteriormente, como introduziram as novas tecnologias em sua propriedade.
Doenças, Soja, Manejo
Atualmente enfrentamos uma doença que ameaça a produtividade, a ferrugem asiática. O fungo apareceu pela primeira vez no Brasil na safra de 2000/01 no oeste do Paraná e desde então se espalhou por praticamente todas as áreas produtivas do país. Já na safra 2003/04 a doença atingiu grandes proporções causando sérios prejuízos.
Doenças, Milho, Clima
Desde a metade desse ano, onde as previsões indicavam para um ano de el niño, as perspectivas para a safra de verão mudaram. Veio o início do plantio e, com ele, se confirmou um dos anos com maiores influências do fenômeno. Com isso, temos observado um excesso nas chuvas, a umidade relativa do ar mais alta e temperaturas mais baixas. Essas condições têm favorecido o desenvolvimento precoce de algumas doenças na cultura do milho, quando comparado a outros anos.
|
|