O Porto de Paranaguá acaba de testar um sistema que vai
tornar mais rápido o carregamento de grãos no Corredor de Exportação. O
primeiro navio de soja concluiu domingo (28) a operação em uma nova modalidade
de carregamento, o Super Berço. Em apenas 33 horas, o navio Innovation carregou
63.307 toneladas do produto.
O tempo de carregamento normal de um navio é 48 horas, sendo
que nesta modalidade o tempo de carregamento foi reduzido em 15 horas, gerando
um ganho operacional de 31,25%.
A operação foi feita pelo Terminal da Interalli e inaugurou
uma nova regra da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) –
prevista na Ordem de Serviço 001/2016 – e que dá prioridade de atracação para
embarcações que se comprometem a concluir um embarque de 65 mil toneladas em
até 36 horas.
De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique
Divino, a nova regra operacional tem como objetivo atender a grande demanda de
granéis sólidos previstas para carga e descarga no Porto de Paranaguá e
consequente necessidade de dar maior agilidade às operações. O berço utilizado
para as atracações prioritárias será o 213 do Corredor de Exportação.
“Queremos reduzir cada vez mais o tempo de espera para
atracação e esta medida só está sendo possível porque adquirimos novos
shiploaders que têm condições de operar com duas correias simultâneas de
abastecimento de carga, com capacidade de 2 mil toneladas por hora”, declarou
Dividino.
Ele explicou que a operação no Super Berço só é possível
para os terminais que tiverem com a estrutura atualizada para operar com o
dobro da capacidade.
Os quatro novos carregadores de navios que estão em operação
no Corredor de Exportação conseguem embarcar grãos com 33% mais agilidade do
que os antigos, aumentando a velocidade de carregamento de 1,5 mil toneladas
por hora para 2 mil toneladas por hora. O investimento foi de R$ 59 milhões.
“A ideia é que os terminais que ainda não realizaram os
investimentos para operar nestas condições enxerguem a vantagem de carregar na
metade do tempo e façam suas adaptações para que possam solicitar o Super
Berço. Assim, todos ganham, com mais produtividade e mais carregamentos em um
menor espaço de tempo”, ressalta Dividino.
Prioridade
Os navios que solicitarem carregamento no Super
Berço terão prioridade no line-up, que é uma fila de 18 navios para atracar no
Corredor de Exportação, e poderão atracar no porto tão logo cheguem à baía de
Paranaguá, passando à frente dos demais.
“Os navios, no entanto, precisam garantir condições técnicas
para realizar as operações dentro de rigoroso critério de medição das
produtividades”, ressalta Dividino. Segundo ele, os ganhos de produtividades
gradativos estão previstos em todo o processo de modernização e repotenciamento
do Corredor de Exportação.
A condição do Super Berço é mais um passo no sentido de
promover a racionalização da infraestrutura e a redução dos custos aos usuários
do Porto de Paranaguá. Os efeitos destes ganhos se estendem a toda cadeia de
carregamento na medida em que mesmos os navios que não consigam esta
produtividade conseguem atracar com horas de antecipação.
Ao final de cada período de 12 horas, a produtividade do
carregamento é avaliada para se conferir se a operação está dentro dos
parâmetros técnicos do Super Berço.
No cálculo, são descontadas as eventuais paralisações na
operação por conta de chuvas.